PUBLICIDADE

União da sociedade civil gera bons resultados na Semana Lixo Zero

União da sociedade civil gera bons resultados na Semana Lixo Zero
Pawel Czerwinski / Unsplash

A Semana Lixo Zero, ocorrida em setembro, marcou a primeira edição de um evento que nasceu da força da comunidade civil de Piracicaba. Com o propósito de trazer à tona o cuidado com o meio ambiente, de forma acessível e inspiradora para a população, Marta Maria Lopes Rezende, membro da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ypês- Palmeiras, uniu cooperativas, entidades e diversos voluntários para abraçarem a causa.

Com aproximadamente 700 participantes e mais de 14 mil pessoas impactadas, a Semana Lixo Zero, que se tornou parte do calendário oficial de Piracicaba em 2024, destacou a relevância do tema: conscientização ambiental, incentivo ao consumo responsável e à gestão adequada de resíduos, pautas que balizaram o evento, trouxeram resultados positivos e criaram raiz entre todos os envolvidos.

No início da programação, o “Esquenta Lixo Zero” coletou resíduos eletrônicos, com total de 4.320 quilos de resíduos inservíveis, como eletrodomésticos, computadores, celulares, pilhas e baterias, cujo destino adequado foi dado pela empresa Green Eletron, uma entidade gestora de logística reversa sem fins lucrativos.

Ao longo da semana, durante as palestras e atividades, os realizadores fizeram a coleta e a separação dos resíduos em recicláveis, compostáveis e rejeitos, para que cada tipo fosse destinado ao local adequado. Ao todo foram 27 voluntários envolvidos no apoio ao evento e na pesagem dos resíduos que somaram: 875 quilos de rejeitos, 207 quilos de materiais recicláveis e 1.016 quilos de compostáveis. Bens inservíveis, como móveis e utensílios domésticos, também foram recolhidos, sendo 490 quilos desses resíduos destinados à triagem da Piracicaba Ambiental.

A Semana Lixo Zero teve a organização da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ypês- Palmeiras, a realização da Fatec Piracicaba, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Cesac, Instituto Lixo Zero Brasil, e o patrocínio da Águas do Mirante, Hyundai, Pecege, Café Morro Grande, Raízen e Acipi. Contou também com a parceria de: Afascom; Ambiental Piracicaba; Centro de Convivência Intergeracional – CCInter; Coopravere Energias Renováveis; Casa e Condomínio; Clube Cultural Recreativo Nipo-brasileiro de Piracicaba; Comclima; Comsea; Eco Vida; Ecobrinquedoteca de Piracicaba; Etec Fernando Febeliano da Costa; GMEA; Green Eletron; Grupo Vitor Design; Iber; Instituto Federal Campus Piracicaba; Mandato Coletivo A cidade é Sua; Movimento Tô Aqui; OAB Subseção Piracicaba; Oca Eco Ateliê; Pastoral da Ecologia Integral; Pira no Plogging; Projeto Semente do Hoje; Reciclador Solidário; Semae; Sitio Casa Mato e Tritura Pira.

Leia mais

PUBLICIDADE

União da sociedade civil gera bons resultados na Semana Lixo Zero